Marley

ImagemLançado em agosto de 2012, “Marley”, de Kevin Macdonald (diretor do Último Rei da Escócia”), é o documentário definitivo sobre Robert Nesta Marley, que foi muito mais do que o “Rei do Reggae”. No filme, a vida de Bob é destrinchada de maneira ímpar, desde sua infância sofrida em Nine Mile, interior da Jamaica, e na periferia de Kingston, passando pela sua ascenção musical, o encontro com o rastafarianismo, a luta por paz numa Jamaica dividida na decada de 70. Sua paixão pelo futebol e sua luta contra o câncer também.

A produção mostra ainda a afirmação do reggae como estilo musical e sua separação do ska. Tudo isso com imagens raras, fotos únicas e depoimentos ricos de informação e curiosidades dadas por muita gente boa (Peter Tosh, por exemplo, deixa claro que nem tudo foram flores e também conta uma hilariante história sobre o começo dos Wailers).

MAIS SOBRE O FILME NO IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1183919/

Com quase duas horas e meia de duração, o documentário exalta a vida e carreira de Bob Marley, mas sem idolatria, mostrando apenas o que um homem, em pouco mais de 30 anos de vida, conseguiu realizar. Seus acertos e erros estão na película, que além de tudo explica o significado de diversas canções, como, por exemplo, Cornerstone. Por sinal, um dos melhores momentos do doc. Uma letra escrita por Bob para sua família por parte de pai (branco) que não o reconheceu como parente.

Mesmo que você não goste de reggae, o documentário vale para derrubar alguns estereótipos e máximas sobre Marley, mostrando que embora seja colocado como um mito – ou até mesmo um santo -, ele era, antes de qualquer coisa, um homem, como eu e você, com seus demônios e teimosias, mas que conseguiu deixar uma mensagem positiva para posteridade. One love.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s