O filho do Bowie é foda

Há quase dois anos postei aqui uma resenha de “Moon”, filme de ficção científica filosófico fuderoso dirigido e escrito por Duncan Jones, ex-diretor de videoclipes e filho de ninguém mais, ninguém menos do que David Bowie. Pois bem, há pouco tempo ele veio com outro sci-fi que passou rápido aqui nos cinemas: “Contra o Tempo” (Source Code, EUA/FRA – 2011).

E “Contra o Tempo” é tão bom quanto “Moon”. Jake Gyllenhaal, que volta a fazer algo de bom depois de filmes ridículos como “Príncipe da Pérsia” e comédias românticas clichês como “Amor e Outras Drogas”, é Colter Stevens, um capitão do exército que faz parte de um projeto ultra secreto no qual uma pessoa toma a identidade de outra. Claro que ele demora a perceber isso. E isso é a primeira parte do filme, a angústia do personagem (e do espectador) de saber o que está rolando. Depois, ao saber no que está metido, entra a segunda parte da película, que é aquela velha nóia de universos paralelos, viagem no tempo e afins. Mas colocada de uma forma muito bacana. Ou seja, Gyllenhaal revive, de certa forma, Donnie Darko de novo. Mas com um pouco mais de ação e ciência do que filosofia.

O único problema do filme é o final. A trama poderia ter terminado antes do que o foi ao ar. Seria mais soturna. Sombria. Ou seja, como em “Moon”, que era um filme independente de Jones. Agora, em “Source Code”, ele com certeza teve que atender à pressão dos produtores por um encerramento mais Hollywood. Que não deixa de ser ruim, claro, mas que abre muitas perguntas e, de certa forma, deixa alguns buracos no roteio que estava amarrado até então.

Mais sobre o filme aqui no ótimo site “Adoro Cinema”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s