Deu no NY Times… Jornalismo on-line estressa…

O jornal norte-americano The New York Times observou em matéria publicada, na última quinta-feira (22), que os jornalistas sofrem cada vez mais cedo de fadiga e exaustão. O cansaço e estresse citados pelo jornal dizem respeito ao ritmo frenético e constante a que os repórteres são submetidos por conta da atuação em mídias online. Enquanto nos jornais impressos a adrenalina se concentrava na hora do fechamento, nas redações online, os repórteres mais jovens produzem durante todo o expediente.

A reportagem cita o exemplo do site Político, que cobre a área da capital Washington. Segundo o NYT, os repórteres do portal recebem e-mails de seus chefes, durante a madrugada, reclamando de matérias que saíram em sites concorrentes.

Na redação do portal Gawker, em Manhanttan, por exemplo, uma televisão mostra as matérias mais lidas em tempo real e apresenta o nome do autor e o número de vezes que a página foi acessada. Este ambiente de cobrança, segundo o NYT, gera alta rotatividade em algumas redações.

A coordenadora do programa de mídia digital da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, Duy Linh Tu, afirmou que está preocupada com o “burnout”:

“Quando meus alunos aparecem para uma visita, eles carregam a exaustão de uma pessoa que vem trabalhando há uma década, não um par de anos”.

De acordo com a reportagem, outro motivo da fadiga pode estar no tipo de notícia que os repórteres são obrigados a buscar para preencher as necessidades dos meios digitais. Em vez de se dedicar à busca física pela matéria, os repórteres navegam na Internet à procura de qualquer assunto que possa gerar pageviews.
O Knight Center for Journalism in the Americas cita o blog Salvar um Jornalista, de um ex-repórter espanhol, que expõe depoimentos fictícios sobre os problemas nas redações e uma página de denúncias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s